A Equipe

iracemaIlana Sena Marques

Psicóloga – CRP 03 -5228

Ilana acredita que nunca devemos esquecer os contextos sociais ao atendermos alguém no ambiente terapêutico. Na sua experiência com docência em cursos de graduação e trabalhando em plantões psicológicos, com população de rua, desabrigados, crianças e adolescentes em abrigos, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos sobre relacionamentos humanos e aplicar a psicoterapia social e clínica sempre buscando proporcionar o autoconhecimento e o autorespeito a cada pessoa.

Graduada em Psicologia, é Mestranda em Antropologia pela Universidade Federal da Bahia e se especializou em duas áreas: Psicologia e Ação Social e Abordagem Centrada na Pessoa – que tem como pressuposto fundamental  que em todo indivíduo existe uma tendência atualizadora, uma tendência inerente ao organismo para crescer, desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção positiva e construtiva.

meIracema Bahia de Sena

Médica Homeopata – CREMEB 4671

Formada em Medicina pela UFBa em 1976, dedicou-se à pediatria e neonatologia. Sempre foi fascinada pela mente humana e como as emoções alteram o funcionamento do organismo. Na medicina tradicional (alopática) o placebo é a maior prova disto: pessoas podem melhorar ao ingerir substâncias à base de farinha ou açúcar, acreditando que elas são capazes de curar.

Conheceu a HOMEOPATIA em 1988 e aprofundou-se nesses estudos, entendendo que cada indivíduo tem sua particularidade e individualidade e identificou-se com a máxima Hipocrática:

                                            “Não existem doenças, mas doentes”.

Em 1990 conheceu a filosofia oriental, onde aprendeu sobre a importância e as técnicas de meditação e também como as emoções e a mente humana podem alterar o estado de saúde e bem estar. Tornou-se palestrante desta filosofia, aprofundando-se cada vez mais na busca dos recursos para tornar a mente e as emoções serenas e equilibradas. Em 2000 fez Especialização em Saúde da Família; em 2008 concluiu Especialização em Geriatria, mas o foco principal do seu trabalho é contemplar o indivíduo, de qualquer faixa etária, como uma unidade: mente – corpo – alma.